Páginas

Resenha: O lado bom da vida

Autor: Matthew Quick
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

Sinopse

  Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

Minha Opinião

   O livro conta a história de Pat Peoples, um ex-professor que foi internado numa clínica psiquiátrica, mas não se lembra os motivos. Já no começo da história podemos perceber que ele tem um certo "vício" em sua ex-mulher Nikki e vai fazer de tudo para se reconciliar com ela e acabar com o que ele chama de "tempo separados". Pat é um homem que acredita no lado bom das coisas e imagina que sua vida é um filme com um final feliz.

“Sou diferente, você pode ver que eu sou diferente."— Pat Peoples
   O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Pat, isso fez com que o texto se tornasse um pouco cansativo e irritante – mas foi algo preciso para entender o que passa na cabeça desse personagem. Outra coisa negativa é a obsessão pelo time de futebol americano "Eagles", apesar de ser outro ponto preciso na história.
  O livro é emocionante e te faz pensar como Pat, sempre existirá o lado bom da vida, apesar dos problemas que enfrentamos.

"Eu apenas gostava de estar perto de você, mesmo que não disséssemos nada."
— Tiffany
   Já vi muitas resenhas, e opiniões de outras pessoas sobre esse livro, na maior parte, negativas. Suponho que todos criam muita expectativas e quando leem,  ficam meio indignadas. Pois você espera um grande final, mas você vê que toda a história acaba ali.

  Apesar disso, esse é um livro comovente e que trata a questão mental com uma muita profundidade, sem contudo perder a leveza e o romantismo,alem de e trazer uma grande reflexão sobre como sempre existe o lado bom nas coisas.

4 comentários:

  1. Eu assisti ao filme antes de ler o livro e adorei, mas quando comprei o livro para ler não gostei tanto da forma com a história foi escrita, o que não faz o livro ser ruim, mas é como você disse acabamos criando muita expectativa em torno do livro.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, criamos muita expectativa quando assistimos ao filme. Contudo, o livro é muito bom quando você começa olhá-lo de forma diferente. :)

      Excluir
  2. Olá Debora.

    Assisti o filme e gostei muito, não tenho o livro, mas sou louca por ele e se o livro superar o filme como normalmente acontece, vou amar.

    Parabéns pela resenha e pelo blog também, amei ♥

    Beijos

    Dani Cruz

    ResponderExcluir