Páginas

Resenha: Jogos Vorazes (vol. 1)

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Categoria:  Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Sinopse


Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Minha Opinião


A Capital, onde concentra o poder do pais de Panem. Na tentativa de evitar mais rebeliões- como a dos tempos escuros que tragicamente reduziu o distrito 13 a poeira e radiação-, criou os Jogos Vorazes. Um reality show que consiste em pegar um menino e uma menina de 12 à 18 anos de cada distritos no dia da colheita. Os sorteados são chamados de tributos e jogados em uma arena para que lutem até a morte onde apenas um sobreviverá. O vencedor viveria “tranquilo” pelo resto de sua vida depois dos jogos, e seu sucesso também traria alguns recursos para seu distrito.
Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos que vive no distrito 12, muita astuta aprendeu a caçar com seu pai quando era pequena- o mesmo na história já é falecido. Desde a morte do pai ela passa a caçar para manter sua mãe e irmã, Prim alimentadas.
Primrose, irmã de Katniss está assutada, é sua primeira colheita. Um papel entre milhões, quem é sorteada para o jogos? Exatamente, a pequena Prim de 12 anos.
Katniss na intensão de proteger sua irmã. Se voluntaria para ir aos jogos em seu lugar.

"- Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!"

Este livro e esta história me encantou, a Suzanne me surpreendeu completamente com a grandiosidade de Jogos Vorazes.
Tornou-se um dos meus livros (ft. Trilogia) preferidos assim que eu terminei de ler, simples assim. Uma vez que peguei o livro nas mãos e comecei a lê-lo não foi mais possível parar. É uma história cativante e surpreendente
com personagens maravilhosos e bem descritos. A forma como a Suzanne interpretou Katniss Everdeen (a protagonista) me agradou bastante.
 Foi uma escrita bem fácil, em primeira pessoa. No presente, ela conta com detalhes sua história, que por sinal é bem bolada. Suzanne pensou em todos os detalhes possíveis para deixar a história cada vez melhor. Você se surpreende a cada capítulo e, ás vezes te faz deixar escapar várias lágrimas enquanto lê.Também devo citar que a ideia de criar Distritos conforme seu tipo de economia foi muito boa. A ação nesse livro é surpreendente, e quando você menos espera PUF! A história se altera.

Recomendo que você que está lendo agora, vá correndo comprar seu exemplar, mas lembre-se de que uma vez na Arena ninguém mais é o mesmo.

7 comentários:

  1. Bom dia Debora!

    Acho que sou a única pessoa que nunca leu essa saga e o pior é eu não tenho vontade de ler. '-'
    Apesar de ver tanta gente extremamente fã desta trilogia.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, também demorei para ter vontade de ler a trilogia. Mas quanto eu peguei o livro e li, foi como "amor a primeira vista". Apesar de todas as mortes etc, a autora quis mostrar outra coisa, o "poder dos governantes" e foi isso que me chamou a atenção!
      Espero que um dia você possa ler e gostar!
      Beijoos

      Excluir
  2. Eu ainda não li, mas tenho uma grande vontade, deixa acabar a maratona que tenho de livros para ler. rsrsrs'
    http://singeloleitor.blogspot.com.br/
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a resenha. Li essa série a uns 2 anos atrás e o primeiro livro foi de longe o melhor, depois dele foi só decepção , o ultimo então é horrível. Não gostei do fim que a autora deu aos personagens, mas , estou começando a achar que isso é um problema meu, porque acabei de ler Convergente e também detestei o fim o.O

    Vistem meu canal no youtube gente :
    https://www.youtube.com/channel/UC2BGflz3z-0AiSh8vf8th3g

    Estante da Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tbm não gostei muito do final da "A esperança" :(
      Não li ainda a serie de Divergente, mas ainda vou ler :)
      Beijoss

      Excluir
  4. Nossa! Eu sou apaixonada por essa trilogia. E a sua resenha.... esta oootima!! Fiquei com vontade de reler kkkk Não vejo a hora de compra-los *-* Ler em PDF não é a mesma coisa kkkkk
    Vim aqui também para agradecer sua visita no meu blog e dizer quebesta rolando sorteio! http://livrosdanatyrangel.blogspot.com.br/2014/04/entao-e-isso-gente-vou-fazer-o-sorteio.html
    E da tempo de participar *-* bjs

    ResponderExcluir