Páginas

Resenha: Em Chamas (Jogos Vorazes vol. 2)

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Categoria:  Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Sinopse


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Minha Opinião


No começo do livro a autora nos mostra como está a vida de Katniss depois dos jogos. Apesar de não ter que se preocupar com arranjar comida para sua mãe e irma, ela continua a caçar para ajudar a família de Gale- que agora está trabalhando nas minas.  

Na frente das câmeras ela ainda sustenta seu romance com Peeta, para tentar convencer o todo poderoso Snow (presidente de Panem) que tentou ameaçar a vida de sua família e das pessoas que ela ama, caso ela não fizer o papel de conter a fúria da população.

“- Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você - diz ele. - Eu fico legal logo que percebo que você está aqui.”

Não obtendo resultados que esperava, Snow decide mudar as regras dos Jogos neste ano (já que é o Massacre Quartenário): os tributos seriam escolhidos a partir do rol dos vencedores: Katniss iria voltar para a Arena. 

Todos os vencedores escolhidos/voluntários na colheita querem parar os jogos, e cada um elaborou uma forma de tentar o fazer. Essa é cena que eu mais gostei de todo o livro, eu reli umas três vezes porque era incrível. 

“…Se eu conseguir deixar claro que ainda estou desafiando a Capital até o fim, a Capital terá me matado… mas não meu espírito. Existe por acaso melhor maneira de dar esperança aos rebeldes?”
  
Este é o melhor livro da trilogia, sem dúvidas. Durante a leitura você não sabe o que sente, pois são um misto de sentimentos dentro de você que não sabe diferenciar se é amor, ódio, alegria, tristeza, aflição ou alivio.

E o final cheio de surpresa? Confesso que quando fechei o livro, parei por uns minutos e fiquei ali tentando entender o que estava acontecendo naquelas últimas palavras. Eu necessitava do próximo livro.

Eu recomendo muito este livro e toda a trilogia! Em breve farei resenha de "A esperança vol. 3 de Jogos Vorazes" <3
Logo Skoob

Adicione este livro

na estante do seu skoob

2 comentários:

  1. Oi :)

    Em Chamas é, sem dúvida alguma, o melhor livro da trilogia, o que mais gosto nele é toda a ação e sistema político bem mais explorado. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário da maioria, esse foi o livro que menos gostei da saga... O melhor, pra mim, foi A Esperança. Adorei aquele final!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir