Páginas

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil

Sinopse


Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Minha Opinião


O livro reúne as cartas de Charlie, um garoto introvertido que muito quer sair do seu mundo e encontrar a verdadeira felicidade.

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”
Esse foi um livro que li em um dia, é uma leitura intensa, simplesmente não queria parar de ler, o Charlie me mostrou muita coisa, e uma delas é que temos que saber esperar, as coisas vão acontecer, uma hora ou outra você vai sair do seu mundo e ser “infinito”.
Eu fiquei muito presa por conhecer melhor o Charlie, comecei a escutar as musicas que ele cita no livro, e a minha favorita se chama “asleep – The Smiths”.

"Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos."
Essa é uma leitura que te emociona, tem parte que você se diverte e outras você chora. E os altos e baixos são coisas que muitos adolescentes passam, e o Charlie como qualquer outro vai descobrindo coisas novas.
Além de tudo isso, o autor citou vários livros que o professor de inglês avançado de Charlie dá para ele ler, e isso é muito bom, pois são ótimos livros. O Stephen Chbosky souber fazer uma narrativa linda, onde o Charlie poderia ser qualquer um de nós em algum momento de nossas vidas.

2 comentários:

  1. Ainda não tive a chance de ler ,mas espero que um dia eu tenha ,tenho muita curiosidade de ler e puder também assistir o filme que tem a Emma >.< .Bom kk ,parabéns pelo blog ,e adorei a resenha .
    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler e assistir ao filme também. Eu gostei do filme, pois foi bem fiel ao livro e conseguiram passar para as telonas o que transmitia no livro.
      Obrigado mesmo, é muito bom saber disso!
      Beijos,
      Debora

      Excluir